Inclusão do acesso a informação no EAD.

Autores

  • Matheus Henrique Rodrigues Barbosa
  • Fernando Rodrigues de Almeida Júnior

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO INTUITO RELATAR AS MEDIDAS TOMADAS PARA TORNAR O ENSINO DE UMA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL ACESSÍVEL A INFORMAÇÃO PARA UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. POR MEIO DESTA ANÁLISE, PODEMOS CONCLUIR QUE AINDA EXISTEM VÁRIOS PONTOS QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO E A INTERAÇÃO E NECESSITAM DE CORREÇÃO DENTRO DO MEIO UNIVERSITÁRIO. NO ENTANTO, HÁ A PREOCUPAÇÃO E EMPENHO DA DOCÊNCIA PARA QUE A SITUAÇÃO SEJA MELHORADA OU ATÉ MESMO SANADA. MUITO DO QUE FOI TRABALHADO DURANTE ESSES MESES FOI RELACIONADO A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E NAVEGAÇÃO EM SITES AUXILIARES AO ESTUDO. A COMUNICAÇÃO, AO SE RESTRINGIR AOS MEIO VIRTUAIS DEVIDO A PANDÊMIA, SOFREU FORTE ADVERSIDADE, DIFICULTANDO AS REUNIÕES E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES. CERTAMENTE ESSA LENTIDÃO FOI PREJUDICIAL NO DESENVOLVIMENTO DO PROPÓSITO, MAS NÃO IMPEDIU A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES. VALE EVIDENCIAR QUE NEM TODAS AS INSTÂNCIAS DA UNIVERSIDADE ESTÃO PREPARADAS PARA LIDAR COM ALUNOS COM MAIORES NECESSIDADES. DESSA MANEIRA, HÁ A NECESSIDADE DE MAIORES TREINAMENTOS E PREPARAÇÃO PARA OS DOCENTES E TÉCNICOS, ASSIM COMO CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS. COMO RESULTADO DA OBSERVAÇÃO EM RELAÇÃO AO QUE FOI EXECUTADO, COMPLEMENTA-SE QUE AINDA HÁ MUITO O QUE SER DESENVOLVIDO PARA QUE REALMENTE OCORRA A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS COM DETERMINADAS LIMITAÇÕES. NO ENTANTO, JÁ EXISTE, DENTRO DA UNIVERSIDADE, MEDIDAS QUE AMPARAM O ALUNO, A EXEMPLO DA ALOCAÇÃO DE UM GRADUANDO COM O INTUITO DE AUXILIAR E DAR SUPORTE.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica