Inclusão do acesso a informação no EAD.
Resumo
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO INTUITO RELATAR AS MEDIDAS TOMADAS PARA TORNAR O ENSINO DE UMA DISCIPLINA DE PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL ACESSÍVEL A INFORMAÇÃO PARA UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL. POR MEIO DESTA ANÁLISE, PODEMOS CONCLUIR QUE AINDA EXISTEM VÁRIOS PONTOS QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO E A INTERAÇÃO E NECESSITAM DE CORREÇÃO DENTRO DO MEIO UNIVERSITÁRIO. NO ENTANTO, HÁ A PREOCUPAÇÃO E EMPENHO DA DOCÊNCIA PARA QUE A SITUAÇÃO SEJA MELHORADA OU ATÉ MESMO SANADA. MUITO DO QUE FOI TRABALHADO DURANTE ESSES MESES FOI RELACIONADO A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E NAVEGAÇÃO EM SITES AUXILIARES AO ESTUDO. A COMUNICAÇÃO, AO SE RESTRINGIR AOS MEIO VIRTUAIS DEVIDO A PANDÊMIA, SOFREU FORTE ADVERSIDADE, DIFICULTANDO AS REUNIÕES E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES. CERTAMENTE ESSA LENTIDÃO FOI PREJUDICIAL NO DESENVOLVIMENTO DO PROPÓSITO, MAS NÃO IMPEDIU A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES. VALE EVIDENCIAR QUE NEM TODAS AS INSTÂNCIAS DA UNIVERSIDADE ESTÃO PREPARADAS PARA LIDAR COM ALUNOS COM MAIORES NECESSIDADES. DESSA MANEIRA, HÁ A NECESSIDADE DE MAIORES TREINAMENTOS E PREPARAÇÃO PARA OS DOCENTES E TÉCNICOS, ASSIM COMO CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS. COMO RESULTADO DA OBSERVAÇÃO EM RELAÇÃO AO QUE FOI EXECUTADO, COMPLEMENTA-SE QUE AINDA HÁ MUITO O QUE SER DESENVOLVIDO PARA QUE REALMENTE OCORRA A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS COM DETERMINADAS LIMITAÇÕES. NO ENTANTO, JÁ EXISTE, DENTRO DA UNIVERSIDADE, MEDIDAS QUE AMPARAM O ALUNO, A EXEMPLO DA ALOCAÇÃO DE UM GRADUANDO COM O INTUITO DE AUXILIAR E DAR SUPORTE.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.