Mapeamento e inclusão da produção científica da UFC no repositório institucional

Autores

  • Gustavo Araújo Brandão
  • Pedro Felipe Albuquerque Zeidam
  • Djeanne Batista Costa Soares

Resumo

Se em qualquer tipo de organização o conhecimento é considerado um dos principais ativos existentes, em uma universidade a produção dessa riqueza intelectual apresenta-se como finalidade primordial. O Repositório Institucional consiste em um sistema onde é disponibilizado coleções em formato digital de produções acadêmicas como artigos científicos, comunicações em eventos, conferências, teses, dissertações, monografias, livros e etc. Tem o objetivo de armazenar, preservar e difundir o capital intelectual dos membros da instituição, dando acesso livre aos dados produzidos por toda a comunidade acadêmica. Desse modo, o intuito deste projeto foi a identificação, seleção e inclusão das produções científicas do Curso de Medicina de Sobral no RI, sabendo que muitas produções ainda não estão cadastradas no sistema para acesso livre. Para a melhor conclusão do projeto, a atuação do bolsista na participação referente a identificação, seleção e inclusão das produções no sistema, foi de suma importância, uma vez que foram treinados para realizar essas ações com êxito. A ideia inicial foi de que o bolsista pudesse conhecer uma área diferente da qual ele atua, favorecendo seu aprendizado a respeito de outros áreas e expandindo seu meio interdisciplinar, podendo assim abordar seus conhecimento futuramente baseado nesses aprendizados, acompanhando a evolução das áreas trabalhadas. As principais atividades referentes ao bolsista foram auxiliar a pesquisa com objetivo de mapear a maior parte da produção intelectual do Curso de Medicina de Sobral, contribuir na identificação e e seleção do mesmo, além de constatar seu livre acesso; contribuir na inscrição dessa produção intelectual livre dentro do RI; desenvolver um relatório bimestral das produções cadastradas, divididas por área e sub-área e tipo de produção.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica