MusiQuest: programas, objetivos e abrangência.

Autores

  • Mateus Elildo da Luz Aguiar
  • Francilene Silva Nascimento
  • Marcelo Mateus de Oliveira

Resumo

MusiQuest é o podcast do curso de Música da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral, criado em 2020. O podcast tem como objetivo difundir as ações e produções acadêmicas do curso de música, utilizando também as redes sociais como ferramentas propulsoras nessa difusão. Atualmente o MusiQuest acumula mais de 1400 reproduções e está presente em várias plataformas de áudio e vídeo, como Spotify e Youtube. Os quadros continuam os mesmos, sendo o quadro “Perfil”, que tem por finalidade conhecer mais de perto a carreira acadêmica dos docentes do nosso curso, o quadro “O Que Fazemos”, que mostra a história e como funciona os diversos projetos dentro do curso, como o Pesquisamus, que foi tema do quarto episódio dessa temporada, e por fim, o quadro que mais aparece: o “Trocando Ideias”. Neste quadro os temas são mais variados, vão de conversas sobre construção de instrumentos e luthieria (Ep.6), passando por a relação de Música e Filosofia (Ep.11), até sobre a participação em editais e concursos que são disponibilizados (Ep.20). Ainda neste programa, tivemos especiais sobre bandas de música, que já contém 2 programas, e alguns programas dedicados para discutir e apresentar os trabalhos de conclusão de alguns egressos do curso. Em 2021, ocorreram algumas atualizações técnicas, ocasionadas pelo crescimento da equipe com a chegada de mais um editor de áudio e um apresentador (host). Ainda nesse ano, a edição dos programas foi padronizada, tendo uma alteração na forma de conduzir a introdução, agora sendo acompanhada da música-tema até o seu término e o começo das conversas em si. Mesmo tendo sido pensado para ter alcance local, atualmente o podcast tem uma abrangência internacional, alcançando Brasil (54% do público), Estados Unidos (41%), além de países como Irlanda, Panamá, Alemanha, França, Canadá, Chile, Itália, entre outros.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica