O APADRINHAMENTO como estratégia de acolhimento das novas turmas de ODONTOLOGIA na Universidade
Resumo
O ingresso no ensino superior nem sempre é fácil. Muitas vezes ele vem acompanhado de inúmeras incertezas, diversos medos e dúvidas acerca do cotidiano e da rotina de um universitário. Apesar de muitos cursos contarem com programações especiais de acolhimento no início do primeiro semestre letivo, ainda se observa grande insegurança por parte dos alunos ingressantes sobre o curso e a universidade. Diante disso, o projeto AMIGODONTO, baseado em seus 3 pilares primordiais: acolhimento, oportunidades e empoderamento e com o objetivo de promover uma melhor acolhida aos ingressantes, criou a ação do APADRINHAMENTO. A iniciativa consta em mesclar calouros e veteranos, em duplas, onde cada aluno veterano se dispõe em receber um aluno ingressante, para ajudá-lo e aconselhá-lo em suas dúvidas no que se refere ao curso e à faculdade, dicas e estratégias de estudos e planos para o futuro. Também, o padrinho tem o papel de acompanhar o desempenho de seu afilhado nas disciplinas acadêmicas, pelas quais ele já passou, tornando o processo universitário mais leve. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo principal apresentar os resultados parciais da contribuição desta ação para o desempenho acadêmico dos alunos novatos, uma vez que em pesquisa realizada, por meio de formulário avaliativo, onde os afilhados puderam avaliar o papel da ação e do padrinho em suas vidas acadêmicas, notou-se que grande parte destes avaliaram a iniciativa como um bom auxílio inicial para o ingresso na vida acadêmica. Ainda, compreendeu-se que tal ajuda além de acadêmica, perpassou também o campo relacional, mostrando que a relação padrinho-afilhado transformou-se, na maioria das vezes, numa relação de amizade. A partir disso, é possível afirmar que a ação de APADRINHAMENTO é uma excelente estratégia de acolhimento das turmas ingressantes, uma vez que, não só enturmou alunos de turmas novatas e veteranas, como também mostrou-se benéfica do ponto de vista de rendimento acadêmico.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
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