O Programa Diálogos Musicais do Projeto Música na Escola: adaptações e inovações diante da pandemia

Autores

  • Amanda Kelly Rocha Amancio
  • Allyson Bezerra de Oliveira, Jackson Crispim Martins, Maria Myllena de Oliveira Vasconcelos, João Emanoel Ancelmo Benvenuto
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

A ação do Programa Diálogos Musicais teve início no ano de 2019 e está vinculada ao Eixo de Formação do Projeto Música na Escola. Inicialmente, a proposta visava fomentar um encontro, em forma de roda de conversa, com o intuito de aprofundar os conhecimentos em assuntos da área de Música/Educação Musical pelos bolsistas do Eixo de Formação e demais participantes interessados, convidando especialistas para dialogar sobre o tema. Ademais, com as adequações decorrentes da crise do novo Coronavírus, o evento passou a ocupar também o ambiente virtual, com a realização de transmissões ao vivo. É importante ressaltar que houve todo um esforço da equipe do eixo de formação em pesquisar, avaliar e dominar o manejo de interação com estas tecnologias digitais. Dentre as adaptações e inovações incorporadas nas atividades do Programa Diálogos Musicais diante do cenário de pandemia, apontam-se: a) a realização de oficinas, explorando ferramentas tecnológicas (StreamYard; Canva; Camtasia) para serem utilizadas em atividades de gravação e edição; b) o estabelecimento de funções para os integrantes da equipe a cada programa, no intuito de ampliar as habilidades e competências profissionais de todos os membros do Eixo de Formação; c) a elaboração de um roteiro de entrevista em conjunto para melhor direcionamento na gravação dos programas; d) a escolha da equipe em produzir conteúdos editados a partir das entrevistas, visando aprimorar o compartilhamento dos materiais com o público; e) a preocupação com estratégias que possibilitem a interação entre o público e o(a)s palestrantes, mesmo que virtualmente e; f) o planejamento e organização com relação a divulgação e comunicação dos programas dos diálogos musicais para melhor visibilidade e cuidado no registro de ações. Por fim, conclui-se que os aprendizados acumulados pelo Eixo de Formação fortaleceram a trajetória formativa dos envolvidos e possibilitaram o compartilhamento de experiências e conhecimentos para um público mais amplo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica