O USO DO INSTAGRAM PELO PROJETO APRENDENDO SOBRE FILHOS (PASF): UMA ESTRATÉGIA DE INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE.
Resumo
O Projeto Aprendendo Sobre Filhos (PASF) é uma ação de extensão que visa oferecer treinamento parental à responsáveis por crianças de 4 a 7 anos de idade que apresentam comportamentos como birra, teimosia e desobediência, utilizando-se, para tanto, de aportes tecnológicos na sua divulgação e desenvolvimento. Assim, compreendendo a extensão acadêmica enquanto veículo de ampliação da visibilidade social da Universidade, o referido projeto, alinhado a esse fito, elencou a plataforma Instagram enquanto estratégia primeira de potencialização do alcance de suas ações, haja vista a disseminação desta rede no tecido social. Posto isso, tem-se por objetivo a realização de um levantamento de dados quantitativos a partir das métricas oferecidas pela rede social Instagram no perfil do projeto, a fim de analisar a pertinência do uso dessa ferramenta na potencialização do alcance da extensão universitária. Para tanto, como metodologia, realizou-se um estudo descritivo e quantitativo com base nas métricas ofertadas pela ferramenta “Insights” do perfil do PASF no Instagram durante o período referente à 15 de julho à 15 de agosto de 2021. Foram analisados dados como alcance, impressões e atividade no perfil. A partir das métricas analisadas, observou-se que o compartilhamento de informações em formato de posts, stories e reels pelo projeto no referido período possibilitou um amplo alcance e envolvimento da comunidade externa, denotando assim, a potência do Instagram na integração entre Universidade e comunidade. Por fim, concluiu-se acerca da pertinência do uso da rede social enquanto ferramenta de potencialização do alcance da extensão acadêmica, sendo permitida ainda, a realização de uma releitura desta rede para além do mero entretenimento, haja vista sua evidente capacidade no estabelecimento de uma vinculação entre Universidade e comunidade e na difusão de conhecimentos teórico-científicos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.