O perfil ideal e o perfil encontrado entres os mentores do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral.
Resumo
Introdução: No processo de aprendizagem, a função do mentor pode ser considerada uma excelente ferramenta, que tem ação primordial ao longo do crescimento pessoal e profissional. O mentor tem um papel que ultrapassa a orientação para o estudo, perseguindo não apenas os objetivos do curso, mas também assessorando o jovem na realização dos objetivos pessoais, investindo no desenvolvimento humano dos mentorados e interessando-se por eles. Objetivo: analisar as características de um mentor ideal entre os mentores de 2016 a 2021. Metodologia: A pesquisa consistiu em um estudo qualitativo exploratório, baseado em uma revisão de literatura que objetivou as características ideais de um mentor, junto a mentores e ex-mentores do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Resultados: foi observado que a maior porcentagem dos participantes acredita que estas sejam as características ideais de um mentor: altruísmo; honestidade; confiabilidade; compartilhar experiências; compartilhar conhecimentos; gostar de escutar as pessoas; ser disponível e acessível; posicionar-se criticamente, respeitando a opinião dos outros; ser referência pessoal e profissional. Ainda, quando perguntados sobre quais das características ideais eles possuem, o resultado se altera, sendo esses os aspectos com menor taxa de auto identificação: confiabilidade; analisar bem as situações; posicionar-se criticamente, respeitando a opinião dos outros; ser referência pessoal e profissional. Conclusão: em geral, os ex- mentores e os atuais possuem traços marcantes de um mentor ideal, entretanto, deve-se alertar sobre a baixa identificação em relação a ser um modelo para os mentorados, além da reduzida taxa de reconhecimento sobre uma das características mais importantes do mentor: posicionar-se criticamente, respeitando a opinião dos outros. Visto isso, podem ser feitas buscas mais detalhadas das características ideais de um mentor durante o processo seletivo para o projeto Mentoring.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.