PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA UTILIZAÇÃO EM AULAS PRÁTICAS DE PERIODONTIA

Autores

  • Thayrlle Lopes de Azevedo
  • Virginia Régia Souza da Silveira

Resumo

A produção e a disponibilização de material didático, distribuído na internet ou por meio de outras mídias, pode servir como instrumento facilitador e indispensável para o processo de aprendizagem de alunos em diversos setores da educação, pois amplia o desenvolvimento do conhecimento e melhora a compreensão e a interpretação do conteúdo programático. Desse modo, o trabalho tem como objetivo a confecção e a disponibilização de material didático sobre periodontia, a fim de que possa ser utilizado como complemento para o processo de ensino/aprendizagem do conteúdo e apresentando-se disponível por meio de apostilas em formato online. Outro objetivo do trabalho é incentivar e estimular o aluno de graduação em Odontologia a participar de atividades docentes na área da Periodontia, além de auxiliar o estudante em aulas práticas laboratoriais ou clínicas e possibilitar o enfrentamento de supostos desafios aliados às aulas. Assim, a utilização de apostilas com fotografias e/ou esquemas de instrumentos, roteiros de instrumentação dos procedimentos periodontais intra-bucais, além de posições de trabalho poderá ser uma ferramenta de complemento às aulas tradicionais, sanando as possíveis dificuldades e impulsionando a aprendizagem. Portanto, o incremento dos materiais didáticos tendem a trazer resultados positivos para a disciplina e benéficos para o aluno de graduação, tornando-se uma ótima ferramenta para complemento do conteúdo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica