Processo Ensino-aprendizagem em Anatomia Humana, Neuroanatomia

Autores

  • Davi Alves Ribeiro
  • Adriana Kelly de Sousa Santiago Barbosa

Resumo

Dada a importância do conhecimento das singularidades anatômicas para a construção do conhecimento teórico-prático dos acadêmicos em saúde, o projeto a ser desenvolvido será pautado pela dinamicidade e aplicabilidade clínica. Tendo em vista o período atípico atual, as atividades serão realizadas em pequenos grupos – os quais irão alternar em horários distintos no laboratório de anatomia e seus respectivos espaços/anfiteatros. A atuação dos bolsistas do projeto será alinhada às monitorias já existentes. Desse modo, o projeto versará na ratificação dos conteúdos já abordados, trazendo, sempre que possível, um estudo dinâmico com metodologias ativas, bem como, aspectos clínicos para discussão. Estes poderão ser realizados por meio de apresentações on-line ou presenciais, mostrando estruturas anatômicas e neuroanatômicas, correlacionando com suas funções, a saber. Com isso, buscar-se-á o maior contato com a prática e o conteúdo realmente tangível e necessário à atuação dos futuros profissionais. Alinhado a essas atividades, devem ser produzidos materiais pré e pós-monitoria para o acompanhamento da aprendizagem efetiva do grupo discente. Os questionários a serem respondidos pelos acadêmicos serão os mesmos tanto no momento inicial, como pós-monitoria, a fim de monitores, bolsistas, professores e alunos perceberem o crescimento na aprendizagem. Os alunos da disciplina, em específico, poderão, então, verificar o que já sabiam ou não, com a finalidade de haver solidificação do conhecimento teórico-prático requerido. Caberá aos bolsistas, ainda, o auxílio às atividades concernentes à organização e à preparação das aulas e do espaço físico do laboratório. Desse modo, vê-se que o projeto busca integrar a prática aos conhecimentos teóricos adquiridos durante as monitorias de anatomia e de neuroanatomia, com vistas à compreensão efetiva do conteúdo programático da graduação pelos discentes, bem como à motivação dos alunos e ao fomento dos bolsistas partícipes do projeto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica