Projeto de iniciação acadêmica e suas contribuições para a vida discente

Autores

  • Giovana Mayra Liberato de Lima
  • Bruna Letícia Pinho Rodrigues
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes

Resumo

Neste trabalho, discorreremos, inicialmente, acerca das mudanças entre a rotina de um bolsista de iniciação acadêmica do primeiro semestre e aquela segunda experiência, ao concretizar-se como um discente veterano, a partir da sua inserção em projetos acadêmicos. Ademais, abordaremos as contribuições de ambas as atividades para o desenvolvimento do bolsista na universidade e os desafios que se manifestam nesse processo. Portanto, será relatado como está sendo a experiência de ter sido inserida no projeto Arte e Educação, em parceria com uma outra aluna do curso de psicologia e sob orientação da professora Rita Helena Gomes. Mostraremos como se caracteriza este contato entre discentes e docente ainda nesse momento pandêmico, como se pontua a divisão das tarefas necessárias para a execução do projeto entre as parceiras, e, também, como tem sido conciliar a carga horária e o esforço para manter o rendimento nas disciplinas obrigatórias do curso de Psicologia com as demandas e obrigações exigidas pelo projeto. Além disso, destacaremos o que percebemos, como discentes, como aprendizado adquirido por meio da cooperação no projeto acerca da formação em psicologia. Como resultado, apontaremos possíveis melhorias relativas às experiências inicial e de inserção nos projetos da UFC Integra a partir da perspectiva do estudante bolsista, tendo em vista seu melhor desempenho no decorrer da sua rotina universitária.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica