Projeto: O cuidador. Utilizando a Avaliação Psicológica para ampliar diálogos acerca da saúde dos cuidadores
Resumo
O projeto O Cuidador, vinculado ao Mestrado em Psicologia e Políticas Públicas com orientação da professora Dra. Suely Alves e o mestrando Helton Cavalcante, busca ampliar a discussão acerca da condição do cuidador de idosos, seja este formal ou informal, dentro da psicologia e na área das políticas públicas. Através das redes sociais, são ministradas lives de palestras e discussões sobre temáticas pertinentes no tocante à saúde mental e a importância dos cuidadores de idosos dentro da sociedade, o projeto conta também com uma proposta de pesquisa de campo a cerca da aplicação de testes psicológicos para avaliar o nível de satisfação dos cuidadores de idosos sejam estes informais - aqueles que não possuem qualquer vínculo empregático - e formais, -aqueles que possuem vínculo empregático - no contexto atual das unidades de saúde no município de Sobral-CE , tal proposta será utilizada para conhecer melhor a situação dos cuidadores e coletar informações para que então possam ser traçadas estratégias para melhorar a condição da saúde operacional e mental desse grupo tão presente, haja vista a grande quantidade de idosos na pirâmide etária da cidade, dentro do contexto social do município, o projeto é de bastante relevância para a psicologia por abordar temas relacionados à avaliação psicológica que são de praxe para a coleta de informações em pesquisas sobre integridade e saúde mental.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.