RELATO DE EXPERIENCIA SOBRE OS DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS AS ATIVDADES DE APOIO AO DOCENTE NO PROGRAMA PBIA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo narrar a experiência de participar do programa de bolsa de iniciação acadêmica (PBIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral, no projeto que tem como título “Intervenções E Estudos Em Avaliação Psicológica”. Contudo, devido ainda nos encontramos no período atípico de pandemia em consequência da covid-19, doença causada pelo coronavírus denominado Sars-cov-2, desde o início da bolsa as atividades foram realizadas remotamente. Estas exigem uma carga horária de 12 horas semanais, das quais realizamos reuniões com a supervisora quinzenalmente, realizamos reuniões quinzenais com o CAPS de Sobral, e atuamos na realização de uma pesquisa científica com o objetivo de construir ferramentas que auxiliem na futura abertura de um CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) no município de Sobral-CE, trabalho de consultoria desenvolvido na parceria entre a UFC e a Rede de Atenção a Saúde Mental de Sobral. Nessa pesquisa estamos na busca de instrumentos que possam avaliar os riscos à saúde mental para crianças e adolescentes, no qual até agora tem se mostrado uma tarefa desafiadora. Para além disso, por já iniciarmos o período da bolsa em isolamento social, uma das grandes novidades dessas atividades é a nossa adaptação à nova rotina de trabalho em home office utilizando novas ferramentas virtuais para comunicação como o google meet, classroom, etc. No entanto, mesmo com as dificuldades no que diz respeito a pesquisa, e quanto a nova adaptação da vida online, estar mais presente no ambiente familiar tem nos proporcionado mais segurança para trabalhar. Dessa forma, ser bolsista BIA no período em que ainda ocorre a covid-19 além de nos ter compelido a aprender sobre as ferramentas online, e principalmente lidar com os desafios encontrados na pesquisa, também nos ensinou a ter que controlar e construir nosso próprio horário, pois em meio a rotina do home office, se perder em seu próprio tempo se torna uma tarefa fácil.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.