Recursos digitais complementares remotos no ensino Odontológico em período de distanciamento social.

Autores

  • Ruan Carlos Barroso Lopes
  • Anna Victoria Pontes Pinheiro, Isac Moreira Sousa, Larissa Andrade Amaro
  • Mário Áureo Gomes Moreira

Resumo

Com o surgimento da pandemia causada do novo Coronavírus Sars-Cov-2, houve a necessidade de distanciamento social como uma das medidas de prevenção de disseminação do vírus. Com a impossibilidade de realização de aulas presenciais, surgiu uma série de mudanças no processo ensino-aprendizagem no ambiente universitário. Com essa nova situação, professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral tiveram que se adaptar e, para isso, contaram com recursos digitais que têm sido fundamentais nessa nova realidade. O objetivo desse trabalho foi avaliar entre os estudantes do segundo, quarto e sexto semestres do Curso de Odontologia quais ferramentas digitais foram mais utilizadas ao longo dos últimos meses, quais as suas principais vantagens e desvantagens e que dificuldades principais foram vivenciadas no ensino remoto. Foram elaboradas dez perguntas objetivas através de formulário Google Forms. Os resultados mais relevantes mostraram que as videoaulas foram os recursos digitais mais utilizados. Atribui-se esse resultado à característica particular dos conteúdos Odontológicos por serem tipicamente visuais e pela necessidade de uso frequente de imagens. A principal dificuldade enfrentada pelos estudantes durante o ensino remoto foi o ambiente de difícil concentração para assistir às aulas. A maioria dos participantes da pesquisa afirmou considerar positivo o saldo de aprendizado. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por estudantes e professores no ensino Odontológico no Campus de Sobral durante o período de isolamento social, dentre várias outras ferramentas utilizadas, a apresentação dos conteúdos teóricos através de videoaulas mostrou-se um recurso disponível, de uso frequente, útil e eficiente em evitar maiores perdas no aprendizado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica