TREINAMENTO PARENTAL COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PARENTAIS POSITIVAS
Resumo
O interesse pela parentalidade tem se expandido dentro das diversas organizações familiares e se tornado alvo de estudos científicos em diferentes áreas, dentre as quais a Psicologia, dando origem, por exemplo, aos programas de treinamento parental. Desse modo, o presente trabalho busca analisar as possibilidades que o treinamento parental traz para o estabelecimento saudável da relação pais-filhos. Foi implementado o método de pesquisa bibliográfica nas plataformas científicas virtuais, SciElo e Pepsic, utilizando-se as seguintes palavras-chave: “treinamento parental”; “práticas parentais”; “relação entre pais e filhos”, sendo que os artigos selecionados foram aqueles que tratam do contexto brasileiro nos últimos 8 anos. Os programas de treinamento parental têm diferentes focos, como a relação pais-filhos, a comunicação familiar e o desenvolvimento de práticas parentais, que estão relacionadas ao cuidado e à educação da criança, sendo divididas em positivas ou negativas. Nas práticas positivas se verifica o engajamento dos pais na interação com os filhos, havendo consideração e respeito pela criança, enquanto nas práticas negativas ocorre, entre outros fatores, o uso de punições e pouca afetividade. Nesse contexto, o treinamento parental se apresenta como um instrumento de contato dos pais com o conhecimento prático e teórico sobre as condutas parentais, permitindo que os mesmos reflitam e aprendam sobre práticas consideradas mais positivas no cuidado e interação com seus filhos. Compreende-se, portanto, a estratégia de treinamento parental como relevante e potente, uma vez que as intervenções visam amenizar os possíveis conflitos que a desafiadora tarefa da parentalidade transporta, ajudando os pais a identificarem quais estratégias apresentam melhores resultados sem que precisem fazer uso de castigos, punições ou demais formas negativas de exercício da parentalidade para terem suas expectativas atendidas.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
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