UMA ANÁLISE SOBRE OS OBJETIVOS DOS ALUNOS AO BUSCAREM O MENTORING DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS SOBRAl

Autores

  • Hellen Gomes Fernandes
  • Antonio Luan Mesquita Fonseca
  • Karine Magalhaes Fernandes Vieira

Resumo

INTRODUÇÃO: O Mentoring da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral consiste numa atividade de apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, objetivando fomentar uma aprendizagem mútua. Fundamenta-se no compartilhamento de experiências entre os estudantes do primeiro ano, mentorados, e outros estudantes, mentores, que estão em estágios mais avançados na vida acadêmica. OBJETIVO: A presente pesquisa busca analisar os reais motivos pelos quais os estudantes do primeiro ano buscam a mentoria, bem como investigar se estes coincidem com os objetivos principais do mentoring. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo. Aplicou-se um questionário pela plataforma Google Forms, enviando um link através do WhatsApp aos alunos que já tinham buscado o ingresso no mentoring na situação de mentorado. RESULTADO: Das 12 respostas 80% marcaram como objetivo compartilhar experiências pessoais e técnicas, 60% escolheram também a opção de buscar melhoria na formação médica, 20% buscaram aprendizagem com o mentor e 30% marcaram a opção de recebimento de pontuação extra por participação. 70% ficaram satisfeitos com o mentoring. 53,8% dos alunos mudaram seus objetivos ao decorrer do projeto e, 46,2%, não mudaram. Ademais, 50% dos que mudaram de objetivo consideraram tais mudanças como positivas. 66,7% dos estudantes confirmaram que o mentoring os auxiliou no desenvolvimento acadêmico técnico. 83,3% afirmaram que o projeto os ajudou no desenvolvimento acadêmico pessoal. CONCLUSÃO: Nota-se que a maioria dos objetivos dos alunos coincidiram com os objetivos do mentoring, ademais, a maioria dos estudantes também se satisfez com o projeto e, o fato da metade dos estudantes mudarem seus objetivos no decorrer da participação evidencia que os imperativos da vida acadêmica são potentes fatores no percurso dos alunos. Portanto, o mentoring surge como atividade que apoia e desenvolve o estudante na sua vida acadêmica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica