ESTÁGIO EXTRACURRICULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Estágios extracurriculares são importantes ferramentas de aprendizagem prática para estudantes de medicina. Um importante estágio para os alunos de medicina do 5º ao 8º período da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral é o Programa de Integração Ensino-Serviço (PIES) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS). No programa, são ofertadas vagas nas áreas de oncologia, emergência, maternidade e organização de procura de órgãos com remuneração de 300 reais por 96 horas mensais. No último edital, a seleção foi através do Índice de Rendimento Acadêmico e carta de intenção. Reconhecendo a relevância desse método de aprendizagem e do PIES, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência no âmbito da maternidade para estimular os alunos a se inscreverem no programa. Na maternidade da SCMS, o trabalho do estagiário é realizado no setor de Acolhimento, onde gestantes são recebidas, cadastradas e então classificadas de acordo com o risco. Para esta classificação, é colhida uma breve anamnese da paciente – utilizando dados como idade, procedência, histórico obstétrico, idade gestacional, queixas atuais, comorbidades, medicações em uso, alergias, entre outros – de acordo com relato e com dados da caderneta da gestante oferecida pela Unidade Básica de Saúde. Além disso, é realizado exame físico objetivo colhendo sinais vitais – frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio, pressão arterial – e obstétrico – altura de fundo uterino, batimentos cardíacos fetais e toque vaginal –, além da aferição de glicemia se necessário. Tendo em vista estas características do serviço e o trabalho do estagiário, nota-se a importância deste programa tanto para a fase de internato em Obstetrícia quanto para atuação médica futura, porque o aluno do programa desenvolve relação médico-paciente para criação de vínculo, habilidades de comunicação para realização de uma anamnese adequada e ainda prática manual para exercício de exame físico condizente com o quadro clínico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.