ESTUDO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de recursos a nível teórico e metodológico, que procura analisar características dos sujeitos a fim de auxiliar na tomada de decisões. Com o intuito de aprofundar os conhecimentos dessa área, o grupo de estudos intitulado “Intervenções e Estudos em Avaliação Psicológica” é uma das atividades de extensão, pertencente ao Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE). O presente trabalho têm o objetivo de relatar sobre a importância da extensão enquanto proposta de facilitação do processo de aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência, construído a partir da vivência pessoal da autora ao longos dos encontros do grupo, que acontecem semanalmente e de forma online na plataforma Google Meet. Os estudos do grupo se mostram pertinentes na proporção em que estimulam os participantes à observação e à discussão de testes psicológicos, bem como a abordagem das experiências práticas e temáticas relacionadas aos estudos em avaliação psicológica. Nesse sentido, a possibilidade de explorar alguns testes psicológicos, seus construtos, de conhecer sua base teórica e suas indicações para aplicação e correção, além de discutir a prática do psicólogo no processo de avaliação, se torna um meio de difusão e facilitação dessa área pertinente para a formação em Psicologia,. É possível concluir, por intermédio dos encontros, a importância do grupo de estudos enquanto um ambiente de aprendizagem colaborativa que possibilita o aprofundamento dos conhecimentos na área, preenchendo as lacunas identificadas durante a formação acadêmica, além de facilitar o processo de aprendizagem e capacitação profissional. A vivência em grupo de estudo, se constitui enquanto um lugar plural, que possibilita a interação com diferentes indivíduos, fazendo que esta diversidade possa oferecer contribuições para o crescimento enquanto profissional de psicologia em formação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.