(EU) NO FOCO: UMA PROPOSTA DE AUTOCUIDADO PARA JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Resumo
No contexto pandêmico, foram tomadas medidas preventivas, como o isolamento social, que geraram em conjunto com o vírus condições propícias para o aumento dos níveis de ansiedade, estresse e depressão levando a impactos diretos na vida da população universitária, algo que se manifesta na baixa produtividade acadêmica e na saúde mental. O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta do projeto “(Eu) no foco" idealizado na disciplina de Teoria e Método de Intervenção do curso de Psicologia da UFC/Campus Sobral. O projeto tem o propósito de promover uma intervenção psicossocial que estimule uma melhoria da saúde mental de universitários, proporcionando oficinas de autocuidado e rodas de conversa que possibilitem a melhoria da qualidade de vida. Para a realização teórica e prática do projeto, foram buscados artigos, cartilhas e testes psicológicos em julho de 2021 na plataforma Google Acadêmico com as palavras-chave "AUTOCUIDADO", "SAÚDE MENTAL" e "ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS". Dessa forma, foram encontrados a versão portuguesa do teste psicológico EADS-21 que é uma escala que mensura a intensidade da ansiedade, depressão e do estresse; as cartilhas "Guia de Autocuidado em Saúde Mental: Edição para Universitários enfrentando a COVID-19", a "Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19" e a "Conversa com discentes da UFRPE sobre organização dos estudos e práticas de autocuidado"; e artigos que abordam o tema de autocuidado dando ênfase em oficinas das revistas SocioEducação, Interface, Psicologia & Sociedade. No projeto, serão realizados encontros com os temas de rotina acadêmica, saúde mental e autoexpressão artística utilizando-se ferramentas como rodas de conversa, oficinas e testes psicológicos. A elaboração dessa atividade pode significar um plano de ação relevante para soluções de problemas acadêmicos provocados pela pandemia, além de um indicativo positivo sobre a disciplina “Teorias e Métodos da Intervenção” do curso de Psicologia.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.