(EU) NO FOCO: UMA PROPOSTA DE AUTOCUIDADO PARA JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • William Caetano Ferreira
  • Antônia Beatriz Torres Viana, Matheus Rodrigues da Silva
  • Renata Guimaraes de Carvalho

Resumo

No contexto pandêmico, foram tomadas medidas preventivas, como o isolamento social, que geraram em conjunto com o vírus condições propícias para o aumento dos níveis de ansiedade, estresse e depressão levando a impactos diretos na vida da população universitária, algo que se manifesta na baixa produtividade acadêmica e na saúde mental. O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta do projeto “(Eu) no foco" idealizado na disciplina de Teoria e Método de Intervenção do curso de Psicologia da UFC/Campus Sobral. O projeto tem o propósito de promover uma intervenção psicossocial que estimule uma melhoria da saúde mental de universitários, proporcionando oficinas de autocuidado e rodas de conversa que possibilitem a melhoria da qualidade de vida. Para a realização teórica e prática do projeto, foram buscados artigos, cartilhas e testes psicológicos em julho de 2021 na plataforma Google Acadêmico com as palavras-chave "AUTOCUIDADO", "SAÚDE MENTAL" e "ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS". Dessa forma, foram encontrados a versão portuguesa do teste psicológico EADS-21 que é uma escala que mensura a intensidade da ansiedade, depressão e do estresse; as cartilhas "Guia de Autocuidado em Saúde Mental: Edição para Universitários enfrentando a COVID-19", a "Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19" e a "Conversa com discentes da UFRPE sobre organização dos estudos e práticas de autocuidado"; e artigos que abordam o tema de autocuidado dando ênfase em oficinas das revistas SocioEducação, Interface, Psicologia & Sociedade. No projeto, serão realizados encontros com os temas de rotina acadêmica, saúde mental e autoexpressão artística utilizando-se ferramentas como rodas de conversa, oficinas e testes psicológicos. A elaboração dessa atividade pode significar um plano de ação relevante para soluções de problemas acadêmicos provocados pela pandemia, além de um indicativo positivo sobre a disciplina “Teorias e Métodos da Intervenção” do curso de Psicologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis