GRUPO DE ESTUDOS PARA A PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UFC - CAMPUS SOBRAL
Resumo
A Orientação Profissional é um campo que congrega aspectos referentes ao trabalho, à saúde e à educação, na integração com os três grandes domínios da Psicologia do Trabalho, Educacional/Escolar e Clínica. O Projeto Oriente-se compõe uma das atividades vinculadas ao Programa de Educação Tutorial (PET-Psicologia), a estratégia tutorial possibilita um fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, através das atividades extracurriculares que incentivam a aprendizagem através da prática e transformação social. O Projeto Oriente-se tem como proposta atenuar uma lacuna na formação no curso de Psicologia da UFC, campus Sobral, por meio do aprofundamento na área de Orientação Profissional. Assim, o objetivo é relatar a experiência no grupo de estudos para a prática em orientação profissional. Trata-se de um relato de experiência da vivência dos discentes no grupo de estudos, cujos encontros foram semanais e realizados via plataforma Google Meet durante o semestre 2021.2, totalizando a participação de 7 estudantes do curso de Psicologia do Ceará, Bahia e Piauí. As atividades do grupo mostraram-se potencializadoras em discussões, leituras e observações dos eixos que compõem a proposta do Projeto Oriente-se. Destarte instigou o pensamento crítico acerca da atuação do Psicólogo enquanto Orientador Profissional. Os encontros permitiram um aprofundamento na prática do Psicólogo na função de Orientador Educacional, como também na construção de intervenções alinhadas ao objetivo de facilitar escolhas através do aprofundamento nas temáticas do Mundo do trabalho, autoconhecimento, profissões e projeto de vida. Concluímos que através dos resultados, as potencialidades do grupo como um ambiente de aprendizagem e trocas a nível interestadual . O envolvimento permite e facilita o avanço da produção de conhecimento, técnica, e preparo para a parte prática, além de ser uma ferramenta de estímulo para a autonomia, o trabalho em equipe e o fortalecimento de vínculo com a academia.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.