Primeiros e Novos Passos - Relato de Experiência Acerca do Projeto Primeiros Passos em Análise do Comportamento
Resumo
Primeiros Passos em Análise do Comportamento é um grupo de estudos pertencente à Liga de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento vinculada ao Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação - LAPPSIE. O projeto destina-se ao ensino de conceitos básicos oriundos da Análise do Comportamento aos alunos ingressantes dos cursos de Psicologia. Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência do projeto e seus principais resultados. As inscrições para o projeto ocorreram através de formulário online em que os participantes foram solicitados a preencher seus dados, como: o nome completo, e-mail, instituição de ensino, semestre e cidade. Outrossim, a edição de 2021.1 contou com um total de 85 inscrições de diferentes instituições de ensino: UFC-Sobral, Centro Universitário Inta, Faculdade Luciano Feijão, Centro Universitário do Distrito Federal, entre outros. A maioria dos participantes foram da UFC- Sobral, cerca de 22,9%. Já no que diz respeito à cidade, tivemos pessoas do Rio de Janeiro, Granja, Marco, São Paulo, Sobral, Fortaleza, entre outros. Os encontros ocorreram na plataforma Google Meet. Destarte a nova edição que transcorreu em meio a pandemia de COVID-19 se demonstrou como nova possibilidade de congregar uma rica variedade de estudantes que vêm de diversos cenários, sejam instituições ou localidades. É nessa diversidade que o encontro de novos arranjos de temáticas e questões que frequentemente são caras ao estudo da análise do comportamento foi possível, embora este trabalho decorra em virtude do arranjo da equipe que junto ao público difere do PP de outras edições. Além disso, a elaboração e execução do trabalho é uma dentre as várias formas de promoção ao desenvolvimento de aprendizados e vínculos entre os envolvidos na realização do projeto. Portanto, conclui-se o êxito do projeto em disseminar conhecimentos iniciais sobre Análise do Comportamento e como o mesmo possibilita o crescimento acadêmico da comunidade discente.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.