REGISTRO DE UMA EDUCAÇÃO EM CONFINAMENTO: AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE MÃES E PAIS

Autores

  • Damares Lima de Sousa
  • Davi Carneiro da Silva, Gutemberg de Sousa Moreira, Marília Vasconcelos Costa
  • Marília Albuquerque de Sousa

Resumo

Este trabalho se refere a uma atividade, desenvolvida na disciplina de Psicologia Escolar e Educacional II, que consistiu em entrevistas com mães e pais que tiverem seus filhos estudando por meio do ensino remoto durante a pandemia. A pandemia da COVID-19 impossibilitou as instituições de ensino de permanecerem com suas atividades presenciais, devido às medidas restritivas adotadas para evitar a contaminação pelo vírus. Diante disto, o ensino remoto se apresentou como a alternativa mais viável para dar continuidade às atividades de educação e de ensino. Portanto, o objetivo de relatar os resultados e discussões obtidas através das falas das mães e pais se fez ao ponderar a implicação do ensino remoto diante do cenário atual, e pensar sobre as dificuldades enfrentadas pelas famílias. Os resultados obtidos nas entrevistas demonstram que as mães são, em sua maioria, as responsáveis por acompanhar os filhos nas aulas e nas atividades do ensino remoto e algumas revelam a dificuldade de ajudar em algumas tarefas escolares devido possuírem baixa escolaridade ou não lembrarem de conteúdos estudados muitos anos antes; além disso, algumas mães descreveram esgotamento e cansaço devido a outras atividades que desenvolvem cotidianamente, principalmente o trabalho doméstico. Os resultados também apontaram algumas dificuldades tecnológicas, como instabilidade de internet, números reduzidos de aparelhos eletrônicos para a demanda ou falta de habilidades para lidar com a tecnologia. Ademais, dificuldades específicas foram trazidas por duas mães: uma em auxiliar integralmente o filho com baixa visão e outra com a aprendizagem das filhas gêmeas com o diagnóstico de autismo. Diante disto, conclui-se que o ensino remoto durante o período pandêmico foi e está sendo vivenciado de diversas formas pelas famílias e apresenta desafios e implicações que merecem ser discutidas e analisadas pelo prisma da Psicologia Escolar, já que esta é uma ferramenta potente de intervenção e transformação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis