ESTUDANTES DE MEDICINA EM ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NA MATERNIDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Anna Luísa Ramalho Johannesson
  • Alice de Carvalho Barbosa e Vasconcelos, Paula Fernanda Patriolina Teixeira de Oliveira, Rafael Lucas Simões dos Santos
  • Guarany Mont Alverne de Arruda

Resumo

INTRODUÇÃO: O serviço de acolhimento da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) consiste na porta de entrada para a assistência às gestantes de baixo a alto risco, sendo crucial a oferta de um atendimento inicial humanizado, incluindo apoio clínico e psicológico. Sabe-se, ainda, que a realização de estágio extracurricular ao longo da graduação médica consiste em uma importante fonte de aprendizado teórico e prático e de crescimento pessoal, por meio do enfrentamento de novos desafios, especialmente no período de pandemia por COVID-19, o qual exigiu o afastamento do ambiente de prática. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicos do 7º e 8º período do Curso de Medicina UFC - Sobral no Programa de Integração de Ensino e Serviço (PIES) na maternidade da SCMS, durante a pandemia por COVID-19, e relatar os principais aprendizados adquiridos ao longo do estágio. METODOLOGIA: No período de dezembro de 2020 a agosto de 2021, os estudantes realizaram o atendimento inicial de gestantes de diferentes níveis de gravidade. A triagem para classificação de risco era realizada por meio de anamnese e exame físico, incluindo a avaliação dos sinais vitais maternos, dos batimentos cardíacos fetais e da evolução do trabalho de parto por meio do toque vaginal. RESULTADOS: Pode-se afirmar que a pandemia por COVID-19 comprometeu as práticas presenciais da disciplina de obstetrícia, resultando em um déficit no aprendizado dessa especialidade. A oportunidade de estágio permitiu complementar e concretizar de forma mais eficaz os conhecimentos na área, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação e atitudes em situações adversas, representando uma importante fonte de preparo para o internato e para a futura atuação profissional. CONCLUSÃO: O estágio foi uma experiência muito enriquecedora para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes, permitindo transformar o conhecimento teórico em habilidades práticas humanizadas e multidisciplinares.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Estágios