VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE UM ESTÁGIO NA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA (NASF-AB)

Autores

  • Jorge Samuel de Sousa Teixeira
  • Alane Cunha de Albuquerque
  • Camilla Araujo Lopes Vieira

Resumo

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo uma diversidade de mudanças e adaptações que se fizeram necessárias com o intuito de amenizar a contaminação em massa. Assim, a inserção de estudantes universitários em instituições que possam contribuir com suas formações profissionais no período pandêmico representa um desafio inédito à docentes e discentes que buscam encontrar estratégias que possibilitem a continuidade das atividades de estágio. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência a partir das vivências no Estágio Opcional vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, realizado no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) do município de Sobral, durante o semestre 2021.1. Para tanto, foi lançado mão de diários de campo que permitiram o acesso mais detalhado às práticas e intervenções realizadas no período supracitado, além da realização de supervisões quinzenais junto à professora orientadora. As atuações possíveis de serem realizadas durante o período de pandemia acabavam sendo limitadas em virtude das medidas de distanciamento social, que impossibilitavam a realização de atividades grupais. Desse modo, o que se presenciou foi um processo de reinicialização de determinadas práticas, que buscavam alternativas, com o intuito de manter a ocorrência de atividades coletivas em vigor. Sendo o NASF-AB uma iniciativa que preza pela interdisciplinaridade e por ações que priorizem a coletividade, a atuação dessa equipe fica comprometida, à medida que uma série de adversidades dificultam o exercício da profissão. Portanto, as experiências vivenciadas ao longo desses meses contribuíram para uma formação mais rica em aspectos práticos, possibilitando que a vivência junto aos serviços acompanhados pudesse ser articulada com os conteúdos teóricos, que corroboram para um processo de construção mais amplo e profundo acerca do profissional de psicologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Estágios