A vivência adquirida por alunos extensionistas do Grupo de Estudos e Práticas Clínicas em Endodontia por meio do uso de ferramentas digitais no contexto da pandemia de Covid -19.
Resumo
Os Projetos de extensão compõem um dos 3 pilares que sustentam e norteiam o ensino superior no Brasil, sendo este tripé: ensino, pesquisa e extensão. Os projetos de extensão visam solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, buscando estreitar os vínculos entre esta e a universidade. As atividades de extensão acabam por inserir os estudantes participantes na realidade social a que estes pertencem, aproximando a convivência entre alunos e população, como pode-se ver em muitos dos projetos de extensão da Universidade Federal do Ceará, seja por meio de prestação de serviços, atendimentos de saúde e outras assistências sociais. No entanto, no contexto pandêmico em que estamos inseridos, onde foram implantados o distanciamento e isolamento sociais, os projetos de extensão tiveram que ser reformulados, para que mesmo com as limitações impostas continuassem a contribuir para o conhecimento e vivência de novas experiências aos extensionistas. Este relato tem como objetivo descrever sob o ponto de vista dos 6 alunos integrantes e graduandos do curso de odontologia da UFC Campus Sobral, acerca das experiências que são vividas ao participarem do Grupo de Estudos e Práticas Clínicas em Endodontia (GEPCE) em meio ao contexto da pandemia de COVID-19. Além disto, descrever as ferramentas que são utilizadas a fim de permitir a realização de atividades de forma remota. Os encontros semanais de forma síncrona ocorrem por meio da ferramenta “Google Meet”. As atividades de forma assíncrona ocorrem por meio da plataforma Google Classroom”. Ao longo do projeto, são discutidos temas relacionados a endodontia e acontecem encontros virtuais com professores convidados que contribuem determinantemente para o conhecimento adquirido ao longo do projeto.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.