ADAPTAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE PODCAST SOBRE REMOÇÃO SELETIVA DE TECIDO CARIADO EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE MEET E OUTROS RECURSOS DIGITAIS
Resumo
No início do planejamento para a criação do projeto Podcasts em Odontologia UFC – Sobral, idealizamos reuniões presenciais para discussão e gravação dos podcasts, porém com o surgimento do novo coronavírus, fomos obrigados a nos adaptar a esse novo cenário. Plataformas como o Google Meet ganharam muita importância durante o período de isolamento social, pela facilidade de realizar reuniões síncronas e com a possibilidade de compartilhar arquivos com os integrantes da reunião, por isso tudo, utilizamos a plataforma para o planejamento dos nossos podcasts. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é buscar discorrer sobre a adaptação das etapas de planejamento dos roteiros para os podcasts que abordaram o assunto remoção seletiva de tecido cariado, utilizando a plataforma Google Meet. Para a gravação dos novos podcasts o grupo de bolsistas do projeto foi subdivididos em grupos com três pessoas, onde cada grupo decidiu como iria adaptar o planejamento e gravação dos podcasts. Para a produção do conteúdo sobre o conteúdo mencionado, inicialmente o grupo procurou artigos sobre o tema no banco de dados PUBMED, a seleção dos artigos foi realizada a partir do título e do resumo dos artigos que tivessem relação com o tema. A próxima etapa consistiu na leitura e discussão desses artigos em uma sala virtual criada no Google Meet com os três integrantes do grupo, que acompanhavam o texto que estava sendo compartilhado na plataforma. Em outro momento, realizamos uma nova reunião para escrever o roteiro dos podcasts utilizando um documento Word Online onde todos os integrantes conseguiam fazer alterações no arquivo em tempo real. Para a gravação dos áudios cada integrante utilizou seu próprio aparelho celular. Com esta forma de adaptação, foi possível continuar produzindo conhecimento através dos podcasts, principalmente nesse contexto de pandemia onde o ensino presencial migrou para o ambiente virtual.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.