ÁGUA DE CHOCALHO NO SEGUNDO ANO DE PANDEMIA
Resumo
NO ANO DE 2020, O SURTO DE COVID-19 PARALISOU AS ATIVIDADES PRESENCIAIS E INSCREVEU A FALTA NO COTIDIANO DE TODOS. DIANTE DA NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES, O PROJETO DE EXTENSÃO ÁGUA DE CHOCALHO TRANSFERIU-SE PARA A MODALIDADE ONLINE. NUM PRIMEIRO MOMENTO, PROMOVEU RODAS DE CONVERSA PARA PAIS E MÃES DE CRIANÇAS AUTISTAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET. MAIS RECENTEMENTE, A AÇÃO VINCULADA AO LABORATÓRIO DE CLÍNICA, SUJEITO E POLÍTICAS PÚBLICAS (CLIPSUS), ATRAVESSOU OS MUROS DE SUA INSTITUIÇÃO DE ORIGEM (UFC) E CONGREGOU COM OUTROS DOIS CURSOS DE PSICOLOGIA EM UNIVERSIDADES DA CIDADE DE SOBRAL: O CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) E A FACULDADE LUCIANO FEIJÃO (FLF). FOI REALIZADO TREINAMENTO INTERINSTITUCIONAL COM O TOTAL DE 36 PESSOAS, ENTRE DOCENTES E DISCENTES. A PARTIR DESSE TRABALHO EM CONJUNTO, MAIS UMA AÇÃO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA COM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM SOBRAL. AS RODAS DE CONVERSAS COM OS PROFESSORES DAS 13 ESCOLAS TAMBÉM ESTÃO ACONTECENDO NO MODELO REMOTO E VISA CONTRIBUIR COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, HAJA VISTA A FALTA DE PSICÓLOGOS NESSAS ESCOLAS E A NECESSIDADE CRESCENTE DE APOIO AOS EDUCADORES QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS EM GRAVE SOFRIMENTO PSÍQUICO. ALÉM DISSO, OS INTEGRANTES DO PROJETO ESTÃO BASTANTE EMPENHADOS NA CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO CAPS INFANTIL DA CIDADE. TODAS ESSAS ATIVIDADES CONTRIBUEM TANTO PARA PREENCHER LACUNAS DEIXADAS PELAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SOBRAL QUANTO PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.