ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE UM PLANTÃO TIRA DÚVIDAS INDIVIDUAL NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO

Autores

  • Alanna Maria de Castro Costa
  • Thales Davi Domingos da Silva, Vittória Dorys Martins Moreira, José Samuel Araújo Vasconcelos, Ivna Vasconcelos de Oliveira
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

Introdução: O Espaço Novo Acadêmico (ENA) é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará campus Sobral com atividades de cursinho pré-vestibular. O ENA propõe aulas para 80 alunos da rede pública; orientadas por acadêmicos de medicina. Devido à pandemia e às aulas remotas, foi proposto um tira dúvidas de matemática, uma ciência exata, na intenção de sanar as dúvidas de alunos que carecem de um professor presencial. Objetivo: Avaliar a importância de ter um plantão tira dúvidas de matemática no aprendizado dessa disciplina, no contexto de aulas remotas. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com abordagem quantitativa e descritiva, no qual 49 alunos do Projeto responderam 5 perguntas em um formulário do Google. As perguntas abordavam a participação do aluno no plantão tira dúvidas; o motivo em caso de não participação; a utilidade do plantão no aprendizado; e dificuldades de aprender matemática com o ensino remoto. Resultados: De acordo com as respostas obtidas, 14,3% dos alunos participaram do plantão. Desse número, 71,4% alegaram que o plantão foi útil no seu aprendizado. Dos 85,7% que não participaram, 55,1% explicaram que não estavam disponíveis no horário estabelecido. Quando perguntados sobre a dificuldade de aprender essa disciplina com o ensino remoto, 34,7% alegaram muita dificuldade e 51% admitiram ter algum grau de dificuldade. Conclusão: Observou-se que mais de 85% dos entrevistados apresentaram dificuldade em aprender essa disciplina no contexto de aulas remotas. Apesar da pouca adesão no tira dúvidas de matemática, explicada pela falta de tempo dos alunos, 71% daqueles que participaram relataram que esse recurso foi de grande valia no seu aprendizado. Em contrapartida, a porcentagem de alunos que não participaram do plantão é equivalente à de alunos com dificuldade no aprendizado da disciplina, evidenciando a grande importância de ter um momento individual com o professor para sanar as dúvidas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão