APLICAÇÃO ONLINE DO PROJETO APRENDENDO SOBRE FILHOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Projeto Aprendendo Sobre Filhos (PASF) é uma ferramenta de intervenção parental, fundamentada na Teoria Cognitivo Comportamental, que tem como público alvo pais, mães e/ou responsáveis por crianças entre 4 a 7 anos de idade que apresentam comportamentos antissociais, como desobediência, teimosia, birra, entre outros comportamentos que costumam ser motivos de queixa dos pais. Dado o contexto pandêmico, o projeto foi adaptado para o formato remoto, promovendo todos os encontros via Google Meet. Ademais, o objetivo do PASF é possibilitar a ampliação do conhecimento dos pais e o aprimoramento de suas habilidades e competências parentais, favorecendo um melhor relacionamento entre pais e filhos. Para tanto, a metodologia adotada é a teórico-prática-vivencial, que visa priorizar os conhecimentos prévios e as experiências cotidianas dos participantes. Para dar início a intervenção, o processo de recrutamento dos participantes iniciou-se no dia 9 de abril de 2021 com a divulgação do projeto por meio do instagram, whatsApp e jornal local, chegando assim, a um total de 56 inscritos. No entanto, somente 35 inscritos foram convocados para participar do primeiro grupo de intervenção, 27 confirmaram sua participação e apenas 8 participaram ativamente. Dessa forma, os encontros iniciaram no dia 24 de maio de 2021, adotando um formato de 9 encontros semanais, em que foram discutidos temas que se relacionam com a proposta do PASF. Como parâmetro avaliativo, pode-se perceber no formulário pós intervenção, em que obtivemos respostas de 4 participantes ativas nos encontros, que estas avaliaram como “ótimo” os seguintes pontos: conteúdos discutidos, metodologia utilizada e habilidades dos facilitadores. Por fim, todas as respondentes afirmaram que o projeto contribuiu para melhorar suas habilidades parentais, o que pode sinalizar os efeitos da intervenção entre participantes assíduos e ativos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.