AVALIAÇÃO DO MODELO DE ENSINO REMOTO E DE SEUS MEIOS PRATICADOS POR ALUNOS DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR

Autores

  • José Samuel Araújo Vasconcelos
  • Thales Davi Domingos da Silva, Ivna Vasconcelos de Oliveira, Vittória Dorys Martins Moreira, Nickolas Souza Silva
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o início da pandemia, o modelo de educação presencial foi substituído, temporariamente, por um padrão remoto, possibilitando, assim, o contato, por parte dos alunos, com as novas tecnologias de aprendizagem. OBJETIVO: Analisar as preferências dos estudantes do Espaço Novo Acadêmico (ENA), da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, sobre as vantagens e as desvantagens desse novo modelo de ensino, especialmente, em relação ao padrão tradicional. METODOLOGIA: Aplicou-se um questionário mediante plataforma Google Forms, contendo 5 perguntas de múltipla escolha referentes ao tema supramencionado. A pesquisa, executada entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021, contou com as respostas de 49 discentes do ENA, os quais já foram expostos tanto ao ensino tradicional, quanto ao remoto. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Cerca de 70 a 80% dos alunos assistem videoaulas, gravadas ou ao vivo, disponibilizadas ou não pelo curso. Outrossim, mais de 45% dos estudantes utilizam outros meios de estudo, como a assinatura de outros cursos preparatórios ou a resolução de questões em sites direcionados. Em menor proporção (26,5%), as redes sociais também atuam nesse sistema de aprendizagem. Entre as principais qualidades do ensino remoto, a flexibilidade no horário de estudo foi a mais citada (75,5%), já em relação aos seus malefícios, a maior predisposição à procrastinação foi a mais relatada (87,8%). Em relação a satisfação com tais ferramentas digitais, a maioria (65,3%) apresentou uma avaliação parcialmente positiva. Apesar disso, grande parte deles (53,1%) opta pelo modelo presencial, enquanto 40,8% prefere um sistema misto. CONCLUSÃO: A nova metodologia empregada se mostrou eficaz e dinâmica para o processo de construção do conhecimento, todavia, o modelo de ensino presencial ainda se apresenta mais consolidado e preferível pela maioria dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão