Análise do impacto das práticas de semiologia aplicadas por integrantes da Liga Acadêmica de Semiologia Médica com alunos do segundo semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral

Autores

  • Felipe Salim Habib Buhamara Alves Nasser Gurjão
  • Wendelly Soares Torres, Marília Rocha Silva, Barbara Barboza de Alencar, Gabriel Magalhães Torquato
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

INTRODUÇÃO: Segundo Martinez et al. (2013), a semiologia corresponde a uma área de grande relevância para a formação médica. Dessa maneira, foram realizadas práticas semiológicas por integrantes da Liga Acadêmica de Semiologia Médica (LASEM) com alunos de medicina do segundo semestre da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral (UFC-Sobral), buscando introduzir esses discentes a conceitos básicos dessa área. OBJETIVO: Esse estudo tem como objetivo analisar a opinião dos estudantes a respeito dos momentos de prática semiológica ministrados por integrantes da LASEM. METODOLOGIA: Estudo de caráter transversal com dados primários feito com base nas respostas dos discentes a um questionário enviado via Google Forms. Os estudantes selecionados foram alunos do segundo semestre de medicina da UFC-Sobral no período de junho a setembro de 2021. RESULTADOS: Dos 40 alunos submetidos aos momentos de prática, 27 responderam ao questionário. Todos que responderam o questionário participaram de todas as práticas ensinadas por ligantes da LASEM. 88,9% acreditam que a semiologia é de extrema importância para a carreira médica. 96,3% acreditam que os ligantes se empenharam o máximo possível para demonstrar os aspectos mais relevantes da semiologia. 92,6% marcaram que as práticas tenham ajudado como introdução no conhecimento básico de semiologia. 92,6% acreditam que a adoção de experiências práticas é benéfica durante o ciclo básico. 88,9% dos alunos acreditam que foi uma ótima forma de associação da teoria com a prática clínica. Em relação a quantidade de conhecimento adquirida durante as práticas, 14,8% marcaram que adquiriram um grau de conhecimento regular, 22,2% um grau bom e 63% um grau ótimo de conhecimento. CONCLUSÃO: Portanto, nota-se a relevância da semiologia médica na formação acadêmica. Além disso, a opinião discente indica uma resposta positiva, mostrando a possibilidade de tais práticas semiológicas serem adicionadas como uma ferramenta complementar de aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão