Análise sobre a avaliação dos professores do ENA em relação ao ensino à distância

Autores

  • Vittória Dorys Martins Moreira
  • Ivna Vasconcelos de Oliveira, Nickolas Souza Silva, José Samuel Araújo Vasconcelos, Alanna Maria de Castro Costa
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

Introdução: O ensino à distância (EaD) tem sido bastante debatido na atualidade considerando-se sua eficácia na consolidação de conhecimento dos alunos, em virtude das dificuldades que enfrentam no contexto da pandemia. Tal temática foi bastante questionada no projeto de extensão Espaço Novo Acadêmico (ENA), uma vez que o perfil dos alunos aponta certas dificuldades socioeconômicas que poderiam acarretar em prejuízo na aprendizagem, como problemas de acesso à internet e aparelhos eletrônicos obsoletos. Objetivo: Analisar como os professores do ENA avaliam o EaD. Metodologia: Estudo seccional realizado com auxílio de um questionário no Google forms e aplicado aos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, que atuam como professores no ENA. O questionário continha 07 questões objetivas, nas quais 03 tinham como resposta a escala de Likert (com opções de: discordo completamente, discordo, concordo e concordo completamente) cujo objetivo era analisar a percepção dos professores em relação ao EaD como método de contenção de danos e a eficácia na consolidação de conhecimento dos alunos; e 04 com respostas relacionas a área de conhecimento em que o professor atua, sua metodologia de ensino e se as aulas eram síncronas ou gravadas. Participaram da pesquisa 24 professores do projeto. Resultados: Tendo por base a seguinte afirmativa: Considero o EaD como uma metodologia eficaz para o ensino dos alunos do ENA; 62,5% dos professores discordam, 4,2% discordam completamente, 29,2% concordam e 4,2% concordam completamente. Discussão: Embora seja a metodologia mais viável no contexto pandêmico, pois diminui os prejuízos causados pelo isolamento social, que não permite aulas presenciais, a aprendizagem torna-se prejudicada. Conclusão: A maioria dos docentes acredita que o EaD não é efetivo para consolidação da aprendizagem (66,7%), tendo em vista aspectos sociais, psicológicos e econômicos dos discentes do ENA.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão