AÇÕES DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO NA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Autores

  • Conceição Mara Carneiro Marques dos Santos
  • Rodrigo da Silva Maia

Resumo

Em 2020, deu-se início ao Grupo de Estudos em Terapia Cognitiva Comportamental (GETCC) que visava a estudar teoricamente a abordagem. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterápica que combina conceitos do behaviorismo radical com teorias sociais cognitivas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência das atividades do projeto de extensão "Teoria e Prática em Terapia Cognitivo-comportamental". Trata-se de um relato de experiência sobre o grupo de estudos GETCC. Em 2020, a atividade foi divulgada por meio das rede social Instagram e grupos de Whatsapp do curso de Psicologia, em que os interessados preencheram um formulário no Google Forms no qual assinalava o interesse em participar. Os encontros aconteceram de maneira quinzenal, tinham a duração de uma hora e meia e a discussão de um texto previamente estabelecido. O grupo retornará em 2021.2, com atividades que consistirão de duas formas: o grupo de estudo (teoria) e atividades de assistência clínico-psicoterápica (prática) na abordagem, em caráter individual e/ou grupal, a depender do cenário sanitário em razão da pandemia. Diante do contexto de pandemia, foi preciso reinventar as formas de educação e as plataformas digitais foram ferramentas importantes para proporcionar a troca de conhecimentos do grupo de estudos. O GETCC promoveu o primeiro contato de muitos alunos com a abordagem, e assim foram utilizados textos base, sendo estes os primeiros capítulo da obra “Aprendendo a terapia cognitiva comportamental” e os artigos intitulado “História e panorama atual das terapias cognitivas no Brasil” e “Terapia Cognitivo-Comportamental nos cursos de graduação em Psicologia: Um mapeamento nacional”. O estudo e discussão de textos é muito importante para a formação do conhecimento dos participantes, principalmente para aqueles que enveredaram por esta abordagem no estágio clínico, mas se tornará bastante enriquecedor com as novas práticas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão