CAPACITAÇÃO PRÁTICA DE SUTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A sutura é o ato de aproximar tecidos mediante utilização de instrumentos cirúrgicos. Saber realizá-la com a aptidão é fundamental para a prática do médico generalista. Com isso, a Liga de Clinica Medica de Sobral realizou uma capacitação prática de suturas para incentivar essa competência. Objetivo: Descrever a experiência com suturas em um modelo de ensino eficaz para tal prática com estudantes de Medicina. Metodologia: A capacitação foi realizada no dia 10/08/2021, no laboratório de anatomia da UFC-Sobral. Compareceram à oficina 11 alunos e esses foram divididos em grupos de 6 e 5 pessoas. Cada aluno recebeu um kit de sutura, composto por porta agulha, pinça, tesoura e fios, além de uma língua de boi com incisões para que fossem suturadas. No primeiro momento foi explicada a função de cada instrumento e como utilizá-los, os tipos de fios e aplicabilidade de cada um. Foram ensinados o ponto simples e ponto de Donatti. Os aspectos abordados foram: colocação do fio no porta agulhas, modo de pegar o porta agulhas, uso adequado da pinça, distância da inserção do fio à margem da ferida, aproximação das bordas, distância entre os pontos, profundidade dos pontos, realização do nó, tensão utilizada no nó, corte do fio, habilidade na realização desses pontos. Os estudantes receberam retorno quanto as qualidades, os erros de movimentação e os impactos das falhas na sutura. Resultados: Ao longo da capacitação foi observada a evolução do movimento manual e a qualidade das suturas. Os resultados obtidos foram positivos e evidenciaram que esse tipo de treinamento favorece a aprendizagem e o aperfeiçoamento de técnicas para os estudantes. Considerações Finais: As expectativas dos discentes em relação às técnicas de sutura foram alcançadas, despertando o interesse no aprendizado continuo. O uso da língua de boi mostrou-se efetivo para a aquisição de competências necessárias para esse tipo de tipo de procedimento.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.