Cantarolando: experiência somática no canto em modo remoto.
Resumo
O presente trabalho vem descrever os aspectos e avaliar os resultados trabalhados na Oficina " Dando Corpo à Voz" adaptada para a forma online de ensino. A Oficina teve duração de três meses, entre maio e julho de 2021, e a prática foi guiada pela ideia de experiência para o campo da Educação Somática e pelo filósofo da educação Jorge Larrosa. Foi realizado junto ao Grupo de extensão "Cantarolando" vinculado ao de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral . Para este trabalho o aprendizado é sempre vivenciado em contexto de experienciação, uma vez que a experiência subjetiva do praticante é a própria fonte de conhecimento. Em todos os encontros as reflexões sobre o que estava acontecendo em tempo real foram colocadas em cena. As dúvidas dos participantes sobre como fazer alguma movimentação ou um comentário uma experiência semelhante, virava um momento para visualizar as nossas perspectivas com a prática. Categorizar a experiência dos envolvidos nos fez pensar sobre um caminho percorrido em três etapas, que ligam a perspectiva de sentir as diferentes sensações do corpo à entender melhor o seu corpo. A Consciência, a Intenção e a Escolha. Nos é permitido diferentes perspectivas, não é como se tem que fazer, é como se consegue fazer. É permitido sentir e não sentir, abrindo espaço para diferentes desfechos. Está na teoria do que foi escrito e na prática do que foi feito.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.