Clubefonia: Um olhar sobre a vida através da arte
Resumo
Recursos audiovisuais são mais comumente associados a momentos de lazer do que aos contextos de ensino-aprendizagem. Porém, estes materiais vêm sendo frequentemente utilizados como facilitadores desse processo, tornando-se relevantes tanto para profissionais que tratam do contexto educacional quanto para aqueles interessados pelo estudo da sociedade. O cinema, por exemplo, é estruturado de maneira plural, reunindo a produção técnica e os valores culturais. Dessa forma, diversas produções conseguem cumprir papel essencial no que se refere a abordar temas sociais, éticos, econômicos e políticos de forma atrativa (GUTFREIND, 2006; SANTOS; NORO, 2013). É aproveitando isso que se insere o Clubefonia, uma ação da extensão ERGA, criada com o objetivo de estimular o diálogo e discussão sobre temas diversos. Quinzenalmente, são colocadas em votação, entre os membros do grupo, opções de produtos multimídia (filmes, séries, animações, etc.) para a utilização durante os encontros. Desse modo, nos encontros são estruturadas discussões e falas sobre os temas trazidos, associados à produção artística previamente selecionada pelos membros do grupo. Os mediadores das reuniões, partindo de um roteiro semiestruturado para cada encontro, construído a partir do produto escolhido, estimulam as discussões e a participação dos demais colaboradores, criando um canal de troca o mais horizontal e reforçador possível entre todos. No mais, o Clubefonia possui em si um componente transdisciplinar, tendo em vista que as falas dos participantes ligam-se umas às outras, formando uma cadeia de ideias plurais que se expande para novos assuntos, também relacionados aos pontos principais que foram trazidos pelo recurso midiático utilizado. Como resultado, apontam-se os benefícios que atividades dessa natureza têm para a formação dos jovens, sejam universitários ou não.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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