DISCUSSÃO COM ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
Resumo
INTRODUÇÃO: Na contemporaneidade, diversos estudos apontam para o crescimento de problemas envolvendo a saúde mental no Brasil. Segundo relatórios da OMS, a prevalência da depressão no Brasil já é a segunda maior carga de incapacidade no País, sendo o maior índice na América Latina. Desse modo, faz-se necessário não somente a promoção da reflexão e discussão do tema em questão como também a divulgação de contatos de profissionais especializados na área. OBJETIVOS: O objetivo da atividade foi promover a discussão com estudantes de medicina sobre temas relacionados à saúde mental, como depressão, ansiedade e estresse, de tal modo que estes sejam capazes a compreender o amplo espectro de apresentações dessas doenças, bem como reconhecer quando há necessidade de buscar serviços especializados para tratamento. METODOLOGIA: A atividade ocorreu em agosto de 2021, em ambiente virtual, via plataforma Google Meet, com duração de 2 horas. Os integrantes do projeto de extensão realizaram uma roda de conversa acerca do tema "Ação de Conscientização sobre o Setembro Amarelo" envolvendo estudantes do curso de Medicina de Sobral para instigar o pensamento crítico e a percepção dos participantes sobre o tema. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Através da utilização de vídeos informativos e promoção de diálogo com os integrantes do projeto de extensão, foram ensinadas formas de exteriorizações comportamentais que são características das situações envolvendo crises, demonstrando o principal objetivo da campanha, que era capacitar os participantes quanto ao reconhecimento dessas apresentações. CONCLUSÃO: A atividade provou ter muita relevância entre os estudantes do curso de Medicina de Sobral, uma vez que demonstrou a importância de propor a discussão de tal tema e desmistificou diversos assuntos relacionados à saúde mental.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.