A EXERCUÇÃO DE ARTIGOS CIENTIFICOS COMO FERAMENTA DE ATIVIDADE EXTENCIONISTA DURANTE PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O quadro da pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios para comunidade acadêmica de Odontologia, dentre elas, a paralisação das atividades presenciais dos projetos de extensão. Principalmente daqueles da área de saúde que fosse de natureza eletiva. O Grupo de Estudos em Dentística (GED) atua com base no tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, com o propósito de disseminar conhecimento teórico e prático sobre a área de dentistica. No entanto, as atividades relacionadas a extensão se tornaram limitadas ao longo da pandemia. Assim, a construção de artigos científicos foi uma opção de continuar as atividades no formato remoto e levar para comunidade cientifica os casos clínicos desenvolvidos no projeto. O objetivo do presente trabalho é explanar a execução de artigos como alternativa de atividade extensionista durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, foram ministradas aulas, via Google Meet, com professor orientador e alunos, semanalmente. Inicialmente, as aulas foram direcionadas para o processo de escrita dos artigos, tendo como função após cada aula, desenvolver o tópico debatido. Em seguida, foi ministrado um curso sobre Mendely, cujos alunos tiverem como exercício adequar as partes escritas a esse programa. Posteriormente, realizou-se uma aula sobre mentoria cientifica avançada, tendo como atividade a busca pela qualidade e requisitos para publicação das revistas propostas. Após essa busca, foram selecionadas as revistas. Por conseguinte, são realizadas reuniões quinzenalmente para correção dos artigos de acordo com a revista selecionada. Logo, em fase de correção 06 artigos e 01 já submetido. Portanto, essa atividade foi essencial para desenvolvimento teórico-científico para alunos extensionistas além de ter sido uma ação viável a ser realizada nesse período.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.