Desenvolvimento de Aplicativos Educacionais para Crianças com Deficiência da APAE Sobral
Resumo
Desde o século passado, houve um crescente estudo e avanço sobre metodologias de tratamento do transtorno do espectro autista (TEA). Entretanto, ainda não foi possível identificar de forma sistemática as causa do autismo. Haja vista, o crescente número de crianças diagnosticadas com esse espectro tem aumentado as preocupações de toda a sociedade. Ademais, devido aos diferentes sintomas que causam o autismo e os diferentes níveis que eles podem se manifestar , o tratamento para uma pessoa com TEA pode exigir o acompanhamento de diversos profissionais e a aplicação de variadas abordagens. Nesse contexto, muitos avanços foram realizados em direção a um maior entendimento dos sintomas que caracterizam o TEA e ao desenvolvimento de métodos de ensino e tratamento para pessoas com essa deficiência. Dentre essas contribuições pode-se citar o desenvolvimento de jogos, que consiste em uma importante forma de ensino, através de abordagens lúdicas e motivacionais. Desse modo, o produto final do projeto consiste na implementação de um jogo intitulado "Rock You Music", utilizando estudos sobre as características e tratamentos comuns. Ainda em fase de desenvolvimento, o resultado final do projeto deverá apresentar algumas fases, a citar como exemplo: - Fase 1: Estágio onde o jogador deve levar o levar o instrumento correto até o músico; - Fase 2: Tocar um trecho de uma música utilizando apenas 1 botão; Ademais, no final de cada fase será posto um desafio final. Por fim, visando maior interação entre o jogo, criança e o meio onde ela está inserida , também serão utilizados recursos como realidade aumentada e câmera. Ressalta-se que a etapa final do projeto consiste na avaliação direta do jogo por meio do uso da criança, via acompanhamento familiar.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.