Diálogos na Escola: Relato de Experiência de Intervenção com Estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública em Sobral-Ceará Sobre Transtorno Depressivo.

Autores

  • Layssa Linhares Menegotto
  • Niedja Maruccy Gurgel da Cruz Grangeiro

Resumo

Introdução: A adolescência é caracterizada por uma fase de instabilidade emocional, uma vez que mudanças físicas e psicossociais, além de momentos de incertezas e de tomada de decisões, podem atuar como gatilhos para o sofrimento psíquico e para o desenvolvimento de transtornos mentais nesta fase. Neste contexto, o Grupo de Estudos em Saúde Mental Interdisciplinar de Sobral (GESTUS MENTIS), em parceria com Curso de Jornalismo do Centro Universitário INTA, trabalhou temas em saúde mental, como Depressão, com adolescentes de uma escola pública da cidade de Sobral-Ceará. Objetivo: Descrever a experiência em abordar adolescentes de uma escola pública localizada na cidade de Sobral-Ceará sobre o Transtorno Depressivo. Metodologia: A abordagem foi realizada de forma virtual através da plataforma do Google Meet. Aconteceram dois encontros, cada um com duração de uma hora, em dias diferentes, que abordaram o Transtorno Depressivo através de um jogo com mitos e verdades relacionado ao tema em questão, de forma a estimular a participação ativa dos alunos. Resultados e Discussão: Inicialmente não houve muita participação dos estudantes. Suas câmeras e áudios estavam bloqueados. Quando o jogo se iniciou, os alunos começaram a participar, principalmente via bate papo, e passaram a colocar dúvidas, comentários e experiências pessoais sobre a temática. O momento gerou uma interessante discussão e uma excelente oportunidade de esclarecimentos, informações e orientações sobre Depressão. Conclusão: Apesar do desafio em vincular virtualmente com os adolescentes e ainda de discutir sobre Depressão, tema repleto de estigmas, a experiência foi positiva e muito satisfatória, pois proporcionou a partilha das dúvidas e angústias relacionadas ao assunto e ainda promoveu orientações e aprendizados relevantes sobre o Transtorno Depressivo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão