ELABORAÇÃO DE CARTILHA SOBRE AUTOCUIDADO EM SAÚDE MENTAL PARA PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O contexto de trabalho de professores da educação básica apresenta certas características como condições laborais precárias, sobrecarga de atividades, pressão por desempenho, desvalorização do trabalho docente, violência escolar e indisciplina, que podem comprometer o bem-estar e a saúde desses profissionais, especialmente sua saúde mental. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de descrever o processo de elaboração de uma cartilha sobre autocuidado em saúde mental para professores da educação básica, com o intuito de estimular novas aprendizagens e reflexões sobre temas ligados à promoção de cuidado e autocuidado em saúde mental e bem-estar no trabalho. Trata-se de um relato de experiência da vivência de participantes do projeto de extensão REDES, que faz parte do curso de Psicologia da UFC campus Sobral. As atividades do projeto REDES possibilitaram a realização de um grupo de estudos, onde aconteceram leituras e discussões acerca do eixo saúde mental de professores. A partir das discussões do grupo de estudo, foram definidos os principais temas da cartilha, a saber: autocuidado em saúde mental, autocuidado no contexto da pandemia de Covid-19, saúde mental e trabalho entre professores. O esboço da cartilha foi avaliado por juízes externos (profissionais da educação básica), que deram sugestões sobre melhorias quanto ao formato e conteúdo, contribuindo com a edição final da cartilha. Por meio dos resultados e da materialização da cartilha, torna-se possível articular ações de intervenção junto aos docentes como a realização de oficinas, ainda que por meio remoto, a fim de desenvolver uma análise sobre o seu atual contexto de trabalho e as práticas de autocuidado passíveis de serem desenvolvidas.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.