EXTENSÃO E PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DO LAEDDES EM MEIO REMOTO

Autores

  • Luana Paiva da Silva
  • Bárbara Ellen Viana Sales, Jorge Samuel de Sousa Teixeira
  • Francisca Denise Silva Vasconcelos

Resumo

O Laboratório de Estudos das Desigualdades & Diversidades (LAEDDES) atua desde 2010 através de diferentes ações nas escolas públicas, mas o cenário de pandemia atual tem apresentado grandes desafios para a continuidade das intervenções. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as ações realizadas pelo LAEDDES no primeiro semestre de 2021, considerando suas potencialidades e limitações. A atuação do laboratório durante o semestre contou com ações vinculadas à disciplina de Estudos Avançados em Sociologia II, sendo que diante das limitações trazidas pela pandemia, utilizamos variadas metodologias para buscarmos alcançar nosso público-alvo. Com isso, realizamos 5 ações em 4 escolas públicas de diferentes cidades da região Norte do Ceará, utilizando metodologias tais como cine debates, palestras e dinâmicas. Tivemos como público-alvo tanto estudantes quanto professores dos níveis fundamental e médio, com encontros que buscavam discutir sobre as principais temáticas da disciplina, sendo estas o racismo e a ideologia meritocrática que cerca o ambiente escolar. Diante disso, para além dos desafios de repensar nossa prática, acreditamos na potência das ações ao se constituírem como um espaço de diálogo e escuta que muitas vezes não faz parte da rotina escolar, principalmente considerando o contexto de distanciamento atual, além de discutir temas fundamentais que atravessam esse espaço. Quanto aos aspectos negativos, tivemos como limitações a dificuldade de acesso de alguns estudantes e a grande sobrecarga dos profissionais e discentes durante esse período, o que dificultou uma maior participação desse público nos nossos encontros, sendo estas as principais dificuldades que a extensão enfrenta para continuar intervindo junto à comunidade. Desse modo, concluímos enfatizando a importância da resistência da extensão universitária diante do contexto pandêmico, tendo em vista sua significativa potencialidade na atuação com as escolas públicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão