Grupo de Estudos Esfarrapados, Laboratório de Psicologia Histórico Cultural (LAPSIHC)
Resumo
O Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da UFC-Sobral, em seu pioneirismo no Campus sobre a temática que acolhe, tem se expandido de modo a contemplar coletivos que vão além dos membros que o compõem, e dos estudantes vinculados ao curso. Por sua vez, tem amparado alunos de outras Universidades, faculdades e movimentos, como também professores e a comunidade em geral; através de espaços que promovem processos formativos. Tais momentos se dão por mediações de grupos de estudos, sendo caracterizados por exposições dialogadas e coletivas, orientações de leituras de textos e outros materiais (como filmes e documentários) e compartilhamento de experiências. No semestre que se encerra, o Laboratório ofertou um grupo para debater desafios e possibilidades sobre perspectivas críticas nos campos da Educação e da Psicologia Escolar, buscando subsídios em produções de Vygotski, Marx e Paulo Freire. Além de almejar ser um ambiente para problematização acerca de experiências escolares pessoais e do atual lugar de universitários, com vistas em produzir práticas emancipadoras. Outrossim, pela flexibilidade própria de um grupo de estudos, em relação ao formato prático e aos conteúdos, se torna bastante democrático, quanto à adesão do público às propostas. Ademais, o grupo de estudos se afirma como um conector entre a modalidade de Extensão e a de Pesquisa, agregando atribuições tanto para quem oferece, como para quem vem somar; na maturação de saberes e desenvolvimento da capacidade de criticidade e articulação entre diversos campos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.