II Curso on-line de Urgências e Emergências Pediátricas: avaliação do rendimento dos alunos por meio da aplicação de questionários.

Autores

  • Maira Parente Auad
  • Anna Luísa Ramalho Johannesson, Bruna Araújo Aguiar, Iana Lia Ponte de Melo, Tainá Machado Studart Gurgel de Oliveira
  • Renata Freitas Lemos de Oliveira

Resumo

Introdução: O conhecimento sobre as urgências e emergências pediátricas é de extrema relevância para a boa atuação dos profissionais de saúde. Diante disso, a Liga de Pediatria e Neonatologia do Curso de Medicina UFC - Campus Sobral realizou o II Curso de Urgências e Emergências Pediátricas. Assim, foram aplicados questionários diários abordando os assuntos estudados nas aulas teóricas. Objetivos: Avaliar o rendimento dos alunos matriculados no curso on-line, o qual teve essa modalidade aderida devido à pandemia por covid-19, observando a capacidade de concentração e a efetividade da absorção de conteúdo nas aulas. Metodologia: Durante o curso de 2 semanas, com 2 aulas por dia, foram enviados questionários em 4 dias diferentes, após o término das aulas, via Google Forms. Estes compostos por 5 questões referentes aos assuntos das aulas do dia, a exemplo dos temas “Asma" e "Anafilaxia". No total, foram realizados 8 questionários, os quais ficaram disponíveis para resposta durante 24h. Resultados: As respostas dos participantes foram analisadas por meio de gráficos de setores, os quais evidenciaram a porcentagem de acertos de cada questão, permitindo avaliar o rendimento do aprendizado de cada aula teórica. Dessa forma, verificou-se que a taxa de acertos dos 8 questionários aplicados variou entre 38% e 84%, sendo o menor rendimento identificado na temática de cardiopatias congênitas e o maior, em cetoacidose diabética. Além disso, foi detectada uma média de 65,5% de acertos em todos os questionários avaliados durante as duas semanas de curso. Conclusão: A aplicação de questionários durante o curso foi de suma importância, pois apresentou-se como uma forma de avaliação do evento. Destarte, a atividade permitiu uma análise dos pontos a serem melhorados na organização do curso, contribuindo, assim, para a efetivação de uma das premissas da Liga Acadêmica de promover o enfoque ao ensino e ao conhecimento em áreas específicas não contempladas pelo currículo da graduação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão