INICIATIVA DE DIFUSÃO DA PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS E JOGOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Felipe Barros Muniz
  • Felipe Bruno Moreira Nunes
  • Rômulo Nunes de Carvalho Almeida

Resumo

ALGUNS PAÍSES BUSCAM IMPLEMENTAR A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMO UMA SEGUNDA LÍNGUA NAS ESCOLAS, TENDO EM CONSIDERAÇÃO O DESENVOLVIMENTO DO MUNDO E DA UTILIZAÇÃO DE DADOS. OUTRO MOTIVO É O ESTÍMULO À HABILIDADE ESSENCIAIS COMO CRIATIVIDADE, AUTONOMIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E A CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS. O INCENTIVO NESSE ESTUDO POSSIBILITA UMA PORTA DE ENTRADA PARA A ÁREA DO CONHECIMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS, TENDO EM VISTA O BAIXO ÍNDICE BRASILEIRO DE INGRESSOS NA UNIVERSIDADE, EM COMPARAÇÃO AOS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS COMO OS DO CONTINENTE ASIÁTICO, ESTA INSUFICIÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE EXATAS, MAIS ESPECIFICAMENTE AS ENGENHARIAS, OCASIONAM GRAVES IMPACTOS NA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA. O CONSENSO PARA TRATAR DE TAIS DÉFICITS SÃO TÃO VISÍVEIS QUE SENSIBILIZAM PROGRESSIVAMENTE, A INDÚSTRIA, A ACADEMIA E O GOVERNO. A INICIATIVA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS E APLICATIVOS EDUCACIONAIS TEM POR FINALIDADE PROPORCIONAR O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO E APRENDIZAGEM DE LINGUAGENS COMPUTACIONAIS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. BUSCANDO A IMPLEMENTAÇÃO DE CONCEITOS E CONHECIMENTOS ATUALMENTE RESTRITOS AO ENSINO SUPERIOR, ASSIM PROVOCANDO UM CONTATO DIRETO AO UNIVERSO ACADÊMICO DO RAMO COMPUTACIONAL. TENDO EM VISTA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS ENGAJADOS E QUE PRETENDEM INGRESSAR NA UNIVERSIDADE, ELES SERÃO DESAFIADOS A COMPREENDER E APLICAR CONCEITOS QUE PROPORCIONAM O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES E JOGOS DIGITAIS. UTILIZANDO DE TÉCNICAS DE ENSINAMENTOS LÚDICOS DA DISSEMINAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL, PARA A COMPREENSÃO E DISCERNIMENTO DO ALUNO. COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE CRIAÇÃO DE JOGOS GODOT ENGINE, POIS POSSUI FÁCIL ACESSO, SENDO ASSIM UMA INTERAÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA. COM UMA INTERFACE EM BLOCOS E SEÇÕES ONDE PODE-SE OBSERVAR A PRÉ-PRODUÇÃO DO JOGO E DISTINGUIR OS CONCEITOS APLICADOS. O PRESENTE TRABALHO TAMBÉM TEM COMO OBJETIVO EVIDENCIAR OS DESAFIOS EM FRENTE À PANDEMIA, EM RELAÇÃO AO PÚBLICO ALVO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão