Importância das monitorias clinicas para um melhor aprendizado anatomofisiológico do sistema excretor em uma turma de medicina da UFC Sobral
Resumo
Introdução: O ciclo básico do curso de medicina é de grande valia para a formação médica, pois consolida, dentre outras coisas, as bases anatômicas, fisiológicas e farmacológicas, que são muito importantes para o aprendizado no restante do curso. No entanto, a retenção desses conteúdos por vezes pode ser difícil para os alunos recém ingressos, pois parecem distantes do cotidiano médico. Nesse contexto, a apresentação de monitorias clinicas pelo Núcleo Acadêmico de Nefrologia de Sobral (NANS) aos alunos do módulo de Sistema Gênito-urinário se mostra importante para a retenção do conteúdo programático. Objetivos: O presente estudo visa avaliar a importância das monitorias clínicas propostas pelo NANS na retenção do conteúdo programático do módulo de Sistema Gênito-urinário. Metodologia: Formulário virtual para coleta de dados com perguntas de múltipla escolha acerca do tema para alunos matriculados no módulo de Sistema genito-urinário no semestre 2020.2. Resultados: Dos 25 alunos entrevistados, 16% considerou o seu desempenho no módulo como regular, 68% considerou o seu desempenho bom e 16% considerou excelente. Quanto a importância das monitorias do NANS para o aprendizado geral do módulo, 4% considerou pouco importante, 52% considerou importante e 44% considerou muito importante. Ademais, 96% considerou que as monitorias do NANS foram importantes para a retenção do conteúdo programático do módulo. Conclusão: Os entrevistados, em sua maioria, concordam que as monitorias do NANS foram importantes para o seu aprendizado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.