LER, ESCREVER, PENSAR E REFLETIR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO ENTRE MUROS – EXTENSÃO, DOCÊNCIA E RESISTÊNCIA

Autores

  • Jorge Samuel de Sousa Teixeira
  • Bárbara Ellen Viana Sales, Luana Paiva da Silva
  • Francisca Denise Silva Vasconcelos

Resumo

A extensão universitária se apresenta como um dos grandes pilares que compõem a universidade pública brasileira. Dentre a diversidade de ações que ocorrem nos cursos de graduação, o projeto Entre Muros: Extensão, Docência e Resistência, vinculado ao Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES) possibilita a realização de oficinas de redação semanais junto aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Sobral, promovendo a realização de uma leitura crítica e uma escrita reflexiva por parte dos alunos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é apresentar as atividades realizadas ao longo do semestre 2021.1 dentro do supracitado projeto. Para tanto, foram realizados relatórios semanais para cada encontro, produzidos pelos próprios extensionistas, no intuito de registrar e organizar todas as atividades exercidas pela extensão. A partir das ações realizadas, foi possível perceber o desenvolvimento do senso crítico por parte dos estudantes secundaristas que participavam do projeto, seja por meio de suas participações nos debates promovidos, seja por intermédio de suas próprias produções, que eram solicitadas pela equipe do projeto. Além disso, as discussões de problemáticas sociais, tais como o bullying, a pandemia e o ensino remoto foram utilizadas tanto para aproximar a leitura e a escrita dos estudantes sobre esses temas com suas próprias vivências, quanto para familiarizá-los com temáticas pertinentes que são cobradas em provas avaliativas. Com base nessas intervenções, conclui-se que a interação entre universidade e comunidade se torna uma ferramenta potencializadora na realização de projetos e ações que visem camadas populares da sociedade, focando a educação como passaporte para a transformação da realidade social desses jovens, reiterando as significativas contribuições da extensão à educação pública.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão