Letramento em Saúde: o que Precisamos Saber?
Resumo
INTRODUÇÃO: O letramento em saúde consiste na capacidade individual de compreender a linguagem pertinente ao contexto do cuidado em saúde. Nesse sentido, para uma boa adesão às orientações e às prescrições médicas por parte dos usuários do SUS, é importante um nível adequado de letramento. Entretanto, ainda se percebem falhas na comunicação entre os médicos e os usuários, uma vez que os médicos se utilizam de uma linguagem técnica, e uma parcela da população ainda possui níveis importantes de analfabetismo, seja este funcional ou total. OBJETIVOS: Capacitar os participantes do projeto de extensão sobre a temática letramento em saúde. METODOLOGIA: A capacitação ocorreu em setembro de 2021, em ambiente virtual, por meio da plataforma Google Meet, e teve duração de uma hora. Utilizando-se da plataforma Canva, uma aula foi desenvolvida pelos integrantes do projeto e, por meio dela, o tema foi apresentado. Após a contextualização necessária, foi aberta uma roda de conversa entre todos os participantes da capacitação para instigar o pensamento crítico e a percepção destes sobre o tema. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Utilizando-se de recursos visuais para levar de forma didática informações acerca do tema e, posteriormente, promovendo o diálogo entre os participantes da capacitação, foi promovido o aprendizado sobre a temática, contemplando a identificação do nível de letramento em saúde dos usuários e, também, como adequar o atendimento ao nível de letramento destes. CONCLUSÃO: A capacitação interna provou ter muita relevância entre os estudantes do curso de Medicina de Sobral, comprovando a imprescindibilidade do momento e servindo, ainda, como proposta para a disseminação da temática para profissionais de saúde da rede de atenção à saúde do SUS.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Extensão
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.