Menisco lateral discoide: um relato de caso
Resumo
O menisco discoide é uma condição clínica em que a estrutura fibrocartilagínea do joelho tem a forma discoide ao invés de semilunar, podendo acometer os meniscos lateral ou medial e ser uni ou bilateral. Trata-se de uma condição muito rara e de etiologia controversa, podendo estar associado a fatores genéticos e a malformações congênitas. Muitos pacientes não tem sintomas até sofrerem uma lesão que leve à degeneração do menisco. Relato de caso: A.J.R., 14 anos, sexo masculino, refere estalido no joelho esquerdo há 6 anos, o qual passou a ser percebido também em joelho direito há 4 anos. Relata que os ruídos ficaram mais audíveis com o passar dos anos, associados a dor de leve a moderada, principalmente, durante o movimento de flexão dos joelhos, com alívio à extensão. O paciente praticou Jiu-Jitsu dos 7 aos 9 anos. Foi diagnosticado com menisco lateral discoide bilateralmente aos 10 anos, cuja degeneração foi propiciada pela atividade esportiva de alto impacto, e segue em acompanhamento. Refere piora dos sintomas em joelho esquerdo há 6 meses. Achados clínicos: ruídos audíveis à extensão dos joelhos bilateralmente, com maior intensidade em joelho esquerdo, e dor moderada à flexão bilateralmente. Achados radiológicos: Ressonância Nuclear Magnética confirma achado de menisco lateral discoide em ambos os joelhos, com lesão meniscal mais grave em joelho esquerdo. Tratamento: foi realizada meniscectomia parcial lateral esquerda de, aproximadamente, 60% do menisco, com agendamento de cirurgia para o joelho direito posteriormente.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.