O PAPEL DO PROFESSOR DE CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO PÚBLICO NA MELHORIA DO ENSINO REMOTO

Autores

  • Nickolas Souza Silva
  • Alanna Maria de Castro Costa, Vittória Dorys Martins Moreira, Thales Davi Domingos da Silva, José Samuel Araújo Vasconcelos
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

Introdução: Com a pandemia do SARS-CoV-2 e a imposição de restrições necessárias de saúde pública para a contenção da pandemia no Brasil, o ensino, bem com outros tantos serviços, teve que se adaptar a novas abordagens, como o ensino remoto e a Educação a Distância (EaD), sendo o primeiro, uma aula ao vivo, e o segundo, uma aula gravada. Objetivos: Relatar a experiência do exercício da docência em curso pré-universitário público em ensino remoto, sob chefia da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral, durante o período pandêmico do SARS-CoV-2 nos anos de 2020 e 2021. Metodologia: Trata-se de um estudo de experiência, subjetivo e com enfoque nos anos de 2020 e 2021. Sendo analisada a evolução do ensino remoto durante todo o período pandêmico até o dado momento (agosto/2021). Resultados: Durante o início da pandemia, foi-se visto que a gravação e a disponibilização de aulas para os alunos em formato EaD seria o melhor formato para a maioria dos estudantes, pois o contexto de internet de conexão instável dos alunos participantes do projeto trazia grandes dificuldades de acompanhamento em tempo real da aula, o que gerava frustração e outros sentimentos negativos. Porém, com o passar do tempo e a melhoria da qualidade de conexão de internet, os alunos buscaram assistir as aulas já gravadas e disponibilizadas em plataforma de streaming e, com isso, uma alternativa importante foi a realização semanal de resolução de questões referentes ao tema abordado na semana, assim, sedimentando o conhecimento dos alunos que já haviam estudado e instigando aos alunos que não estudaram a estudar, assim, obtendo importantes retornos e bons estímulos a continuar nesse processo de aprendizagem remoto. Conclusão: O processo de aprendizado de como ensinar melhor aos seus alunos passa por contínuos questionamentos diretos com os alunos e feedbacks, sendo assim, a busca por um ensino mais adequado à realidade virtual de ensino é necessária.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão