Oficina Vida e Carreira: uma proposta de reflexão profissional para estudantes universitários

Autores

  • Maria Lídia de Farias Araújo
  • Mirlly de Souza Ferreira, Rodrigo da Silva Maia
  • Renata Guimaraes de Carvalho

Resumo

O projeto Redes tem por objetivo a realização de estudos, desenvolvimento e intervenção psicossocial no campo da psicologia do trabalho e das organizações, tendo como público alvo estudantes, trabalhadores e organizações. E para atingir uns dos objetivos propostos pelo então projeto, foi criada a oficina vida e carreira, que tem como meta, abrir um espaço de reflexão sobre processos de escolha e decisão sobre trabalho e carreira com estudantes. Esta oficina já é parte integrante do Redes desde 2017. Nesse semestre realizamos a oficina com estudantes da disciplina de estágio básico do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, resolvemos delimitar o público nessa edição como forma de promover a reflexão nos alunos quanto ao processo de escolhas durante a formação e pós formação. Oferecemos duas oficinas neste semestre: a primeira realizada no dia 19 de julho e a segunda no dia 05 de agosto, estas foram realizadas de forma online via google meet, contamos com duas mediadoras integrantes do grupo de extensão Redes e com a parceria do Programa de Educação Tutorial - PET - UFC/Sobral. Alcançamos o objetivo maior que a oficina se propunha que era levar os alunos a refletirem sobre suas próprias carreiras, decisões e visão de futuro. Os momentos das oficinas foram bastante enriquecedores não apenas para os alunos participantes, mas também para a formação das mediadoras das oficinas. Concluímos com essa experiência o quanto a orientação profissional é agregadora nos processos de decisões e de preparação de carreira não apenas profissional, mas, de vida. Embora as oficinas não se propusessem a fazer uma orientação profissional propriamente dita, os momentos de discussões e reflexões foram bastante significativas e impulsionadoras para as tomadas de decisões dos alunos participantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão